Coliseu dos Recreios

ELZA SOARES

ELZA SOARES

O evento encontra-se realizado

Abertura de Portas:

20:30

Descrição

Elza Soares vai regressar a Lisboa para se apresentar ao vivo no Coliseu dos Recreios a 3 de Junho próximo. Esse concerto sucede à triunfal apresentação no mesmo espaço no passado mês de Novembro, quando A Mulher do Fim do Mundo se revelou afinal de contas como a responsável por um dos mais altos momentos do Vodafone Mexfest.

À beira de completar 80 anos e com quase sete décadas de palcos e aplausos nos ombros, Elza é muito justamente apontada como uma lenda viva, uma força da natureza que sobreviveu a tragédias pessoais, ao desenrolar das décadas, às mil e uma transformações do mundo da música, como uma verdadeira relíquia que o presente aprendeu a amar.

No prestigiado Guardian escreveu-se que para Elza o tempo parece não pesar. A viúva da lenda dos relvados Garrincha, mãe aos 13 anos que teve que suportar a indiscritível dor de perder vários filhos, nascida no meio do samba numa favela do Rio, foi descoberta aos microfones da rádio pelo grande Ary Barroso e foi coroada raínha dos morros ainda os anos 50 não se tinham extinguido. Ao longo das décadas, esta mulher de armas viu-se aplaudida e criticada em igual medida, amada quando cantava e vilipendiada por, já viúva, ter voltado a casar com um homem divorciado. Cedo tinha dito que vinha do Planeta Fome, mas conheceu a glória nos grandes palcos da Europa e América. A BBC descreveu-a mesmo como a voz brasileira do século, em 1999.

Mas, na verdade, o século XX revelou-se pequeno para tão gigante talento. Em 2015, em São Paulo, sob a orientação do conceituado produtor Guilherme Kastrup, que se reuniu de talentos como Kiko Dinucci (Metá Metá) e jovens músicos do colectivo afro-beat Bixiga 70, Elza gravou o extraordinário A Mulher do Fim do Mundo, álbum distinguido como um dos melhores da safra desse ano por publicações de todo o mundo, do Guardian, ao Expresso, da Pitchfork à Blitz e daí ao New York Times. Nesse álbum, a voz eterna de Elza encontra a modernidade dos arranjos, as guitarras de arrojo rock, a electrónica cortante, e nas suas palavras sobre o abuso identifica-se um desejo de superação que nela nunca desapareceu.

São essas as canções com que Elza nos vai voltar a brindar. Canções de alegria e de dor. Canções como "Maria da Vila Matilde" em que a raínha garante "até ao fim eu vou cantar". Essa nobreza - de história e de voz, de vivência e alegria e sofrimento - vai voltar a sentir-se em palco num concerto certamente irrepetível e absolutamente imperdível. O New York Times garantia ao render-se aos seus pés que Elza continua indomável. São assim as forças da natureza. Nada as segura e ninguém lhes consegue escapar.

Produtor

Ao Sul do Mundo, CRL

Classificação Etária

Maiores de 6 anos

Locais de Venda

Coliseu de Lisboa
El Corte Inglés
Balcões dos CTT
FNAC
WORTEN
ServEasy
Pousadas da Juventude
Agência ABEP
www.BOL.pt

Que espectáculos gostaria de ver no coliseu:

Responder
Agenda de Espectáculos
«setembro de 2019»
sábdomsegterquaquisex
31123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
2829301234
567891011

 

Madonna 185 Novas

 

 Maria Bethania Nova 185

 

185 Inspiracao

 

185 Nick

 

185 Black Manba

 

185 Volbeat

Produzido por ETNAGA para Coliseu dos Recreios - Todos os Direitos Reservados

Principais Apoios:

BOL - Sistema de Gestão de Bilheteiras